Wednesday, October 15, 2008

De novo, a tentação chavista do PT - Blog do Reinaldo Azevedo - 14/10/08

Ah, claro, o jornalismo petista vai dizer que estou exagerando. Vocês sabem: essa gente é compulsiva. Até quando critica o PT aproveita para elogiá-lo. Quando faz restrições às bobagens e baixarias do partido, o tom é sempre este: “Oh, como pode gente tão honrada fazer algo assim?” É mesmo? Mas, se é tão honrada, então por que faz? Ou será que existe uma categoria de honrados que honrados serão independentemente do que façam? Ora, com os diabos a gente asnal!

Mas do que estou falando? Da consulta que o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana, está fazendo com vistas a instalar no país uma nova Assembléia Nacional Constituinte. E seria, desta feita, uma assembléia ad hoc, isto é, instalada apenas para a fazer a nova Carta. Depois, ela se dissolveria.

Uma rápida consulta no noticiário, com a ajuda do Google mesmo, vai-lhes mostrar que foi rigorosamente assim que começaram as "reformas" de Hugo Chávez, Evo Moraes e Rafael Correa. Mais: fazer, como eles dizem, a “revolução por meio do voto” é um dos princípios do Foro de São Paulo, entidade que congrega as esquerdas da América Latina.

Constituinte por quê? Houve, por acaso, algum rompimento da ordem institucional? O país passou por algum trauma político, que cindiu a sociedade, de modo a reunificá-la com uma nova Carta? Não! De fato, o que essa gente quer é estabelecer a cisão para, aí sim, tentar governar por mil anos. Querem saber? Flertar com a idéia, ainda que de longe, já é uma canalhice política.

Ora, por que não? Aproveita-se a alta popularidade de Lula para eleger constituintes ad hoc, a maioria vinda dos chamados “movimentos sociais” — todos esbirros do petismo — para fazer a nova Carta. Melhor ainda: eles nem mesmo terão a responsabilidade de arcar depois com o peso do que votarem. Podem se retirar para seu partido, suas ONGs, suas sinecuras alimentadas com o leite de pata do dinheiro público. Constituinte é constituinte. Se quiserem, podem até extinguir o Congresso.

Reitero: foi rigorosamente esse o percurso seguido pelos três bandoleiros latino-americanos a que me referi. Todos aliados de Lula. Todos eles membros do Foro de São Paulo, como é o PT.

Fiquem atentos: alguns tontos, mesmo formalmente identificados com a oposição, podem começar a achar que a idéia é boa: “Ah, vamos fazer a reforma tributária, a reforma política, a reforma eleitoral...” Conversa. Constituintes, nessas circunstâncias, nada mais fazem do que instalar a desordem no país, que é e será sempre útil a golpistas. Xô, canalha!


Por Reinaldo Azevedo

No comments: