Tuesday, November 18, 2008

QUANDO O LEITOR MELHORA O BLOGUEIRO - Blog do Reinaldo Azevedo - 16/11/08

Num post na sexta à noite à noite, observei que não há nada de errado no fato de 8 unidades da federação concentrarem 78% do PIB, até porque, nessas áreas, concentram-se 62% da população do Brasil. O mesmo acontece em qualquer país do mundo. Com isso, chamava a atenção para a leitura vesga, segundo a qual estaríamos diante da evidência da concentração de riqueza... e conversas moles afins. Hoje em dia, até a lógica é considerada uma conspiração das elites. Não tenho os dados, mas posso deduzir: imaginem se considerarmos áreas do território nacional onde a atividade econômica é impossível e, eventualmente, proibida, como Amazônia e Pantanal... Chegaremos à conclusão de que os brasileiros se concentram e produzem riquezas onde é possível... se concentrar e produzir riquezas... E isso não quer dizer, evidentemente, que não se possa produzir mais — e em melhores condições — tanto nessas áreas de alta concentração populacional como nas outras.

Evidentemente, os tontos-maCUTs vieram com suas bobagens de sempre: “Ah, então você quer dizer...” Eu nunca “quero dizer”. Eu sempre digo.

Vejam o que me envia o internauta Marcelo — e eu sempre fico muito feliz quando um leitor deste blog evidencia que tem o que ensinar ao blogueiro. Sim, este blog é um sucesso, vocês sabem. Porque tenho o bom senso — humildade nunca!!! — de aprender com quem me lê. Segue Marcelo. Volto depois:
*
15 estados norte-americanos (Califórnia, Texas, New York, Florida, Illinois, Pennsylvania, Ohio, New Jersey, North Carolina, Georgia, Virgina, Michigan, Massachussets, Washington e Maryland) concentram exatos 68,1%do PIB norte-americano (fonte: Bureau of Economic Analysis). Estes estados representavam 66,0% da população em jul/07 (fonte: US Census Bureau).

Os dois maiores estados brasileiros (SP e RJ) concentram 45,5% do PIB e representam 30,0% da população. Nos EUA, os 4 maiores estados representam 34,9% do PIB e 32,5% da população.

Bem, a renda aqui é mais concentrada do que nos EUA. Verdade inegável, como vemos pelos números. A questão é saber como chegar lá. Será via bolsa-família? Proteção dos índios/quilombolas? Cotas nas universidades públicas? Ou será através da manutenção de instituições sérias durante décadas, sem mudanças espertas das regras do jogo no meio do caminho, na base da conveniência do coronel de plantão?

Reinaldo, precisamos sim nos indignar pela concentração de renda no país. Mas não pelos motivos que se adivinham por trás das manchetes que vimos hoje. A concentração de renda não é fruto da ganância dos banqueiros e empresários, localizados no eixo sul-sudeste. A renda concentra-se onde a livre iniciativa é sufocada pela burocracia. Onde o cartório dita o ritmo dos negócios. Onde os impostos são usados para azeitar a máquina estatal, ao invés de reverter em serviços essenciais. Onde a inflação é a saída fácil para o difícil problema de equilibrar o orçamento.

Um país onde a capital da burocracia estatal representa 3,8% do PIB não vai resolver nunca o seu problema de concentração de renda. O District of Columbia representa 0,7% do PIB norte-americano. Enquanto tivermos um estado maior que o país, a desconcentração de renda será uma utopia oferecida como moeda em troca de votos.

Comento
Como diria o apaixonado por pleonasmos distraídos, na graça de autoria do Weimar, parceiro de sempre, “SUBSCREVO EMBAIXO”!!! Linha a linha.


Por Reinaldo Azevedo

No comments: